Nesta quinta-feira (26/07), mais um suspeito foi preso por envolvimento no desvio de medicamentos e insumos hospitalares de hospitais e maternidades de Manaus. O homem, ainda não identificado, foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ).
De acordo com as informações, o criminoso era funcionário de uma maternidade pública do Amazonas e teria fugido logo após o início da 1ª fase da “Operação Corsário”. Ele estava escondido na região dos lagos, Estado do Rio de Janeiro.
Esta é a segunda fase da operação, que já havia prendido outras três pessoas em abril deste ano. Segundo as investigações da polícia, o grupo desviou mais de R$ 1 milhão em medicamentos que deveriam chegar às unidades de saúde do Estado do Amazonas.
Os remédios e insumos desviados eram levados para as casas de empresários e depois vendidos a comerciantes do interior de forma ilegal.
A denúncia foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que acionou a polícia ao perceber que a lista de medicamentos não estava sendo oferecida à população nas unidades de saúde.
O suspeito deverá ser recambiado para Manaus para responder pelos delitos cometidos.
Outros envolvidos no caso
Dois funcionários de hospitais públicos do Amazonas já haviam sido presos por desvio de medicamentos e produtos hospitalares durante a “Operação Corsário 2” realizada na última terça-feira, 23/07.
A polícia relatou que os indivíduos eram funcionários de um hospital na zona Sul de Manaus e de uma maternidade. Eles foram afastados de suas respectivas funções públicas.