O superintendente Bosco Saraiva declarou que o continente asiático será uma das regiões conectadas pela nova rota comercial.
O superintendente Bosco Saraiva informou que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está planejando a reestruturação do Porto de Tabatinga, localizado a 1.106 quilômetros de Manaus em linha reta, para promover a interligação do comércio do Amazonas em nível internacional.
“Com a inauguração do Porto de Chancay, no Peru, prevista para novembro, e a criação de uma possível nova rota entre a Ásia e o Amazonas pelo Oceano Pacífico, é essencial estarmos preparados em nossas responsabilidades administrativas na área de Livre Comércio de Tabatinga”, afirmou Bosco.
O superintendente da Suframa destacou que uma estrutura física moderna e adequações de alfândega no porto são necessárias e terão um grande impacto econômico no estado.
“Ainda não há dados suficientes para mensurar a movimentação econômica local, mas podemos afirmar que o fluxo de mercadorias entrantes e saíntes aumentará consideravelmente, o que é fantástico para nosso Alto Solimões”, ressaltou Bosco.
O Alto Solimões é composto por nove municípios: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Atalaia do Norte, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Amaturá. Tabatinga é o município que faz tríplice fronteira com Peru e Colômbia, além de ser uma cidade amazonense que sofre conurbação, um fenômeno geográfico que une cidades em um único núcleo urbano.