Joe Biden vai pernoitar uma noite na capital do Amazonas de 16 para 17 de novembro.

Dois aviões Boeing VC-25, conhecidos como Air Force One quando transportam o presidente dos EUA, além de dezenas de C-17, equipamentos variados, veículos, helicópteros e uma grande equipe, compõem ao menos 24 operações logísticas que começaram a ser executadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, no dia 6 de novembro.

Toda essa mobilização é para a estadia do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que passará uma noite na capital do Amazonas entre os dias 16 e 17 de novembro, em sua rota para a reunião do G20 no Rio de Janeiro.

O convite para a visita à Amazônia foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro deste ano, quando ambos se encontraram durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

Apesar dos preparativos, a visita de Biden a Manaus ainda não foi oficialmente confirmada pelo governo dos EUA. O presidente Biden está no final de seu mandato, enquanto a candidata democrata à sua sucessão foi derrotada por Donald Trump, que assumirá o poder em 2025.

Fato histórico

Dessa forma, pela primeira vez na história, dois aviões presidenciais Air Force One pousarão em solo amazonense. Um trará Biden e o outro, o seu staff.

Manaus, portanto, terá uma das mais complexas operações aéreas e logísticas militares do mundo, segundo a Força Aérea.

 

By editoria editoria

Equipe de jornalismo do portal Rede Norte Diario.