A Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, será palco para a comemoração do Dia Municipal dos Desbravadores, promovido pelo Clube de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que acontecerá no dia 14 de setembro (sábado), das 15h às 20h.

Com o tema “Cariocão: Desbravando o Rio”, o evento conta com o patrocínio do Rio Capital do G20 e deve receber cerca de 300 caravanas de várias partes do Rio de Janeiro, totalizando cerca de 15 mil pessoas durante as cinco horas que terão as participações dos pastores Williams Costa Junior, Fernando Iglesias e Eduardo Batista e dos cantores Daniel Salles, Sonete Costa, Ana Beatriz, Tia Cecéu, Ministério Viver o Louvor e a dupla Dilson e Débora.

Durante a programação o público vai ter a oportunidade de conhecer mais da história do movimento no Rio de Janeiro e acompanhar o desfile com todos os Desbravadores e Aventureiros. Os organizadores vão promover uma ação social arrecadando alimentos não-perecíveis com o apoio da ADRA Brasil, uma agência de assistência social da Igreja Adventista que atende em calamidades e atuou durante as chuvas em Petrópolis e na Baixada Fluminense e também no Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de dar visibilidade ao serviço que o Ministério dos Desbravadores presta ao município do Rio de Janeiro, como apoio às famílias no desenvolvimento integral da criança e do adolescente, o Dia Municipal dos Desbravadores foi aprovado pela Lei nº 6.861, que nasceu por intermédio de um projeto de lei aprovado no dia 22 de abril de 2021.

Diretor-geral dos Desbravadores e Aventureiros para o Sul do Estado do Rio de Janeiro, o pastor Ricardo Trentino Cordeiro se tornou um desbravador em 1997, quando tinha dez anos de idade. Para ele, o reconhecimento revela a grandeza e relevância do clube.

– Hoje somos mais de 300 clubes espalhados no Estado. O Clube dos Desbravadores mudou a minha vida e continua transformando a vida de muitas crianças e adolescentes. A nossa filosofia nos motiva a ser melhor a cada dia. Desenvolvemos no adolescente o físico, mental e espiritual com o objetivo dele se tornar um melhor filho, melhor amigo e um cidadão exemplar. Os desbravadores e aventureiros são apoio às famílias e à cidade no desenvolvimento da criança e do adolescente no presente e preparando para o futuro. Ensinamos valores que consideramos eternos, como, por exemplo, amor a Deus, amor à família e amor ao próximo e temos Jesus Cristo e sua Palavra como base para esses valores – destaca Ricardo.

COMO CHEGAR AO EVENTO

Para quem desejar participar do Dia do Desbravador, o mais aconselhável é optar por trem ou metrô. Quem for de trem, deve descer na Central do Brasil, atravessar a Avenida Presidente Vargas, acessar a Rua Santana e depois a Rua Frei Caneca, em frente à Praça da Apoteose.

Já quem decidir ir de metrô, deve descer na Estação Praça Onze, seguir pela Rua Carmo Neto e acessar a Apoteose pela Avenida Salvador de Sá.

Os ônibus de caravanas devem desembarcar seus passageiros no setor 1 da Apoteose na Avenida Presidente Vargas e estacionar vazios no Terreirão do Samba. O recuo na Avenida Presidente Vargas será utilizado quando o Terreirão atingir sua capacidade máxima.

CONHEÇA A HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES

Presente em mais de 160 países, o Clube de Desbravadores existe desde 1950 e iniciou no Rio de Janeiro em 1959. O projeto faz um trabalho direcionado a juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos, com mais de 90 mil sedes espalhadas pelo mundo, envolvendo mais de 2 milhão de participantes.

O projeto oferece atividades que envolvem ação, aventura, desafio e atividades em grupo “para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade”. Além de promover o respeito para com Deus, Sua criação, e com as pessoas. Toda a filosofia dos desbravadores é construída sobre a premissa de que “os juvenis e as crianças aprendem melhor pelo exemplo, ao invés dos preceitos”. Com isto espera-se desenvolver altos princípios morais, atitudes de amor, carinho e determinação, sobressaltando estes em todas as atividades desenvolvidas.

Os membros ainda participam de reuniões semanais onde se desenvolvem jogos, atividades recreativas e brincadeiras como passeios, desfiles, caminhadas, trilhas na selva, ciclismo, montanhismo, acampamentos, entre outras. Além disso, quem se torna um desbravador é incentivado a estudar e a desenvolver as classes e especialidades, que são análogas a séries e disciplinas escolares, e a ter uma experiência diária e constante com Deus.

SERVIÇO: Cariocão: Desbravando o Rio
Local: Praça da Apoteose
Endereço: Rua Marquês de Sapucaí, 36, no Centro do Rio
Data: 14 de setembro (sábado)
Horário: 15h às 20h
Classificação: Livre
Mais informações: (21) 96967-0470 (Isabella Anunciação) | (21) 98804-7304 (Rafael Ramos)