SEI e Processo Eletrônico Nacional foram comprometidos

Ministério da Gestão e da Inovação anunciou nesta quarta-feira (24) que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional foram alvo de um “incidente de segurança cibernética”. Este sistema é vital para o andamento eletrônico de processos administrativos em nove ministérios e dois outros órgãos do governo federal

Investigações Iniciadas

Polícia Federal foi acionada para investigar o possível ataque hacker que ocorreu desde terça-feira (22) às 11h da manhã, deixando a plataforma fora do ar. O SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta essencial para a gestão de documentos e processos eletrônicos, melhorando a eficiência administrativa e faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa que visa estabelecer uma infraestrutura pública para processos administrativos eletrônicos.

Vários Ministérios e Dois Órgãos Afetados

De acordo com o ministério, os serviços oferecidos aos cidadãos através do portal gov.br não foram afetados pelo incidente de segurança cibernética. Este sistema, também conhecido como SEI Multiórgãos ou Colaboragov, atende aos ministérios da Fazenda, Planejamento, Gestão, Previdência Social, Igualdade Racial, Mulheres, Turismo, Esportes e Povos Indígenas, além de outros dois órgãos incluindo o Coaf.

Confira Nota do MGI

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que houve um incidente de segurança cibernética nesta terça-feira (23/jul) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.

O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.

Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível.”

By editoria editoria

Equipe de jornalismo do portal Rede Norte Diario.