Empresa vai compor o rol de produtoras e distribuidoras focadas em projetos cristãos

Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, será realizado em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, o International Christian Film & Music Festival (ICFMF). O evento, que em 2024 completa 12 anos de realização, consolida nesta edição importantes seleções e parcerias. E a 360 WayUp – por  ser vista como referência em cinema cristão no Brasil – foi convidada a estar presente na mostra.

Não por acaso o ICFMF terá uma empresa, como a produtora e distribuidora brasileira – entre seus selecionados –, para integrar o rol de parceiros internacionais de segmento na programação. Entre exibições e premiações, o festival fará valer a sua tradição de valorizar a excelência em produtos fílmicos, bem como apoiar realizadores cinematográficos de todo o mundo.

É com esse foco de oferecer oportunidades – de participação e exibições com possibilitações e  prêmios – que o ICFMF agrega empresas e personalidades que representem criadores e produtores de expressão no mercado cristão. E a 360 WayUp vem justamente integrar esse mosaico, já que a sua própria razão institucional é – com seus produtos, suas ações –  impulsionar e elevar a indústria do cinema cristão no Brasil e nas Américas. Assim se faz uma ponte forte entre o ICFMF e a 360 WayUp.

Na grade do festival, a propulsão internacional de produtos fílmicos variados, tais como longa-metragens, documentários e outros produtos/títulos audiovisuais de gêneros diversificados.

Produtores e realizadores do cinema cristão falam sobre o festival internacional

Diante de sua participação e interação junto ao ICFMF, manifesta-se Ygor Siqueira, CEO da 360 WayUp:

“O festival se consolidou como um evento relevante para filmes cristãos nos EUA. Essa abertura que o evento tem dado para produções estrangeiras amplia, para os produtores, o acesso a distribuidores de outros países. Isso é maravilhoso! Com o convite para participar na mesa das empresas distribuidoras, o Brasil se consolida como o principal mercado para filmes cristãos logo depois dos EUA. Nos últimos anos, inúmeras produções americanas se fizeram presentes em nosso país. Participar deste festival é a oportunidade para que o cinema cristão nacional continue crescendo”.

Também o cineasta Daniel Friesen, parceiro da 360 WayUp, falou de sua seleção para o festival e das boas prerrogativas que este gera. Assim como o CEO da 360, ele destacou a expansão internacional que o ICFMF propicia a seus participantes em termos de mercado e indústria audiovisual.

“Foram mais de 1500 projetos inscritos, e o nosso foi um dos selecionados. Nós enviamos uma versão em inglês do filme Código do Armagedom, que lançamos no Brasil em 2022, e o filme foi bastante elogiado, e estamos concorrendo com outros grandes projetos. Somos o único filme brasileiro nessa seletiva. Nos sentimos muito honrados com a aprovação. Estaremos participando do evento, com direito a tapete vermelho e a acesso aos grandes nomes do mercado. Nosso filme é 100% cristocêntrico, que é o foco principal de nossas produções, e entregamos o que pudemos de melhor, com todo o cuidado no roteiro e na fotografia, para apresentar um projeto bom para o público. No  site do IMDB (Internet Movie Database – é uma base de dados online de informação sobre cinema, TV, música e games), nosso filme está no rating 6.3, que é bastante alto para um filme cristão. Estamos felizes com o resultado”, narra Friesen.

O cineasta refletiu, ainda, sobre a missão de produzir filmes cristãos no Brasil. Segundo ele, esse é um grande desafio, diante da falta de investimento e engajamento dos produtores em relação aos editais de cultura e, consequentemente, às execuções de projetos.

“Há diversos grupos com documentários prontos, mas que não conseguem emplacar. Isso porque os filmes, em sua maioria, só conseguem ser pagos quando são aprovados em editais. Poucos produtores cristãos encaram a burocracia dos editais e, desta forma, ficamos com poucas opções. Falta para os produtores brasileiros uma visão macro do mercado, com o entendimento de que a mensagem de Cristo precisa estar rodeada de temas como amor, esperança e outros, para assim se tornar um produto interessante aos investidores”, finaliza Daniel Friesen.

Possuindo em seu crivo um júri exigente para escolhas e premiações, a equipe idealizadora do ICFMF monta em sua estrutura um verdadeiro mosaico especializado de Sétima Arte. A respeito disso, e fazendo coro às palavras do empresário Ygor Siqueira, manifesta-se também Samuel Rodrigues – produtor de filmes independentes e integrante do time de produção da 360 WayUp. Em 2023, ele inscreveu seu filme cristão Clowndio – que conta a história de Cláudio, um homem que descobre na palhaçaria seu propósito de vida, porém nem todos o entendem dessa maneira. O filme não foi selecionado, mas Rodrigues narrou ter colhido frutos promissores dessa participação.

“Essas seleções são importantes porque elas revelam novos diretores, novos produtores e novos filmes que ainda estão em crescimento. Além disso, existe a questão das conexões que você faz nesses eventos. Eu fiz conexões com pessoas de vários países. Ganhamos a oportunidade de nos conectar com a cultura delas, de elas conhecerem o nosso trabalho. Tem a questão também da representatividade do Brasil nesses lugares. Quando eu dizia que era do Brasil, as pessoas vibravam porque o Brasil cresceu muito no audiovisual nos últimos 20 anos. Foi uma conexão que eu não teria feito sem inscrever o filme, compreende? Foi uma oportunidade incrível que o festival criou para mim”, relata Samuel Rodrigues.

Para saber mais sobre esse superfestival, decisivo no que proporciona internacionalmente ao cinema cristão, veja aqui: https://internationalcff.org/

A 360 WayUp – em 2024 integrante do IFCMF – é uma empresa que nasceu com o objetivo de impulsionar o mercado cinematográfico cristão no país. Atua no processo de viabilizar, produzir, distribuir e comunicar produtos que alcancem pessoas através de mensagens de fé e esperança. Para isso, utiliza-se de estratégias eficientes numa atuação em nível nacional. Fundada por Ygor Siqueira, a empresa tem como diferencial a expertise de se comunicar amplamente com o seu público-alvo: os cristãos. Com uma equipe experiente, a 360 WayUp é a única do mercado e tem revolucionado o segmento. Entre os lançamentos: Você Acredita?, Quarto de Guerra, Ressurreição, Milagres do Paraíso, Deus Não Está Morto 2, Ben-Hur, Para Sempre, Papa Francisco, A Cabana, A Estrela de Belém, Extraordinário, Mais que Vencedores, Paulo, Apóstolo de Cristo e Som da Liberdade, dentre outros, totalizando quase 30 milhões de espectadores levados ao cinema. Para conhecer mais sobre a empresa, acesse: www.360wayup.com

By souza

Publicitário/ Apresentador de Rádio e TV/ Especialista em Marketing Digital/ Assessoria de Imprensa